27 maio 2014

Resenha: Cinco Minutos, José de Alencar

Livro: Cinco Minutos
Autor: José de Alencar

Editora: Moderna
Nº de páginas: 56
Sinopse: Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.







Resenha:
  Sabe quando você pega um livro sem nenhuma expectativa e não sabe basicamente nada da história? Foi o caso de Cinco Minutos, peguei o livro apenas por estar com vontade de ler um livro brasileiro e o romance de José de Alencar foi o escolhido e, por incrível que pareça o livro só me surpreendeu!
  Cinco Minutos é o primeiro livro de José de Alencar, o livro vai narrar a história de um homem que se atrasa apenas cinco minutos e perde o ônibus, então vai no próximo ônibus, nesse próximo ônibus, ele senta ao lado de uma moça com o rosto coberto com o véu. Por impulso, o homem segura a mão da moça e, tempos depois, lhe dá um beijo no ombro. Com esses dois gestos aceitos pela moça, o homem automaticamente se apaixona pela moça e faz de tudo para descobrir mais sobre a moça misteriosa, e se surpreende cada vez mais com o mistério que a moça.
  O livro é bem curtinho, mas mesmo assim, foi uma leitura muito gostosa, adorei a escrita do autor e o mais interessante é que a história 1856 e conseguimos imaginar como eram os romances realmente nessa época, tudo tão casto e tão correto, o homem é considerado louco por lutar durante tanto tempo. E o mais bonito é esse amor casto, um cavalheiro e uma dama, tendo esse amor, de certa forma proíbido.
  "Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina, mas um grave defeito para um homem." 
   Com uma escrita incrível, José de Alencar foi muito bem sucedido em seu primeiro livro! Estou ansiosa para ler outra obra do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário